sábado, 1 de junho de 2013

O que fazer da vida?

Não ha como negar, todo mundo se pega naquele momento em que não sabe o que vai fazer, o que quer fazer, e como fará caso descubra!
Tá bom, isso ficou confuso, deixa eu reformular a ideia.
A maioria das pessoas termina o Ensino Médio (Aleluia!) e entra no famoso dilema "Qual faculdade devo escolher?". Se levam em consideração vários fatores: Preferência dos pais, facilidade, gosto pessoal, acessibilidade financeira, etc.
E se a gente demorar mais do que devia pra tomar essa decisão? Afinal, existe um limite de prazo pra se tomar essa decisão? Eu não sei, mas terminei o Ensino Médio a 2 anos e ainda não me decidi!
Claro, por um lado é frustrante, você vê seus colegas de escola seguirem seus caminhos, fazerem suas escolhas e tem a sensação de que está  sendo deixado(a) pra trás! Isso realmente deixa a gente mal, mas como eu sempre digo, melhor pensar bem agora, do que se arrepender depois.
Imagina se na pressa ,você escolhe sei lá, digamos, um curso de Medicina, que é legal, rende dinheiro, e seus pais adoram, mas chega no meio do primeiro período e você já está se matando de estudar, perdido(a) na matéria, tendo uma prova atrás da outra, sem contar que em algumas das vezes você precisa trabalhar pra ajudar seus pais a pagar a mensalidade, que no caso da Medicina, não é nada barata.
Aí é que está a falha em querer apressar as coisas, porque além disso, você pode também, acabar concluindo o curso e se sentir insatisfeito, daí você pensa "Poxa, aquilo não era o que eu gostaria de ter feito, e agora?".
Bom agora você pode tentar outra coisa, mas nada vai mudar o fato de que alguns anos da sua vida, algumas horas de sono e um investimento sem volta foram desperdiçados naquela escolha precipitada.
É por isso que eu prefiro esperar antes de sair me atropelando pra escolher qualquer curso. Minha tática é simples; eu escolho uma área que definitivamente tem haver comigo, Arte, Comunicação, Ciências Exatas, Biologia, ect, daí, dentro desta área específica, você começa a escolher cursos complementares pra fazer, por exemplo, quem quer fazer Moda mas ainda não tem certeza, pode começar fazendo um curso simples de corte e costura!
É uma maneira saudável de manter a mente ocupada até tomar a decisão final, sem muita pressão, e eu acho que dá super certo!
Então se você está passando por essa fase, relaxe, não é nada errado querer planejar seu futuro com mais paciência e ao seu próprio ritmo.
Imagem retirada de: knottahooker.tumblr.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário